Antes de subir ao palco do Instrumental Sesc Brasil, o Passagem de Som leva o Trio que Chora para fazer um passeio pela cidade de São Paulo. Tudo isso, para explorar um pouco do universo do choro, gênero da música popular brasileira, que é considerado pelos seus músicos bastante sofisticado, difícil de tocar.
Em meio a grandes majestades do choro paulistano, como Izaias do Bandolim, Arnaldinho do Cavaco, Helinho do Bandolim, o bandolinista Agnaldo Luz e ainda a cantora Dona Inah, improvisamos uma roda de choro para que durante este encontro cada um contasse um pouco da sua história e claro, deixasse a música falar por si.
De lá seguimos com a violonista Rosana Bergamasco para a Escola Municipal de Iniciação Artística, e com a percussionista Cássia Maria para a Escola Lourenço Castanho, ambas em São Paulo. É lá onde as musicistas ensinam e incentivam alunos a aprenderem a arte da música. Já com a flautista Marta Ozetti acompanhamos um ensaio da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, local onde mais de 80 músicos se dedicam a compor novos arranjos para música popular brasileira e internacional com uma roupagem orquestral.
De volta ao palco, o Trio fala desse encontro e afina, em divertida conversa, a arte de experimentar e de viver a diversidade da música e do choro a cada dia.