Trio Madeira Brasil | Entrevista

28 de Fevereiro de 2011

O Trio Madeira Brasil reúne três virtuoses em torno de uma proposta artística ousada: fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada, apresentando repertório tão precioso quanto eclético. Representa o que há de melhor na cultura brasileira, mas sempre atento a manifestações de outras culturas. Com uma constante alternância de solistas e reservando considerável espaço para os improvisos, os arranjos musicais do trio transparecem um equilíbrio entre tradição e modernidade.

Perguntas

  1. Gostaria que falassem um pouco da história do Madeira Brasil, de como ele surgiu. Queria saber também dessa configuração, bandolim, violão de 6 e de 7 cordas. Era um desejo ou aconteceu um encontro entre os três?
  2. E você, Ronaldo, como é a sua versão da história do início do trio Madeira Brasil e dessa configuração do encontro dos instrumentos?
  3. Como funciona a parte da organização do repertório? Quando vocês pegam um tema para estudar, por exemplo, um tema do Villa Lobos, que é escrito para piano e orquestra. Como vocês fazem a transcrição para os três instrumentos?
  4. Sempre tem a personalidade de cada um no instrumento. Vocês poderiam falar um pouquinho um do outro, para saber onde vocês se encontram, onde os caminhos se complementam?
  5. Marcelo, qual é a sua versão da história do Madeira Brasil?
  6. A única música que está aqui no repertório e que é de um dos integrantes é o "Choro da Brisa", do Zé Paulo. Como é esse tema, é um chorinho clássico?
  7. Quando vocês começaram no trio, estavam muito interessados no choro, mas o repertório do trio, desde o começo, vai além disso. Então, vocês sempre tiveram vontade de fazer algo diferente. Você falou muito de harmonias. Você acha que isso influencia na escolha de vocês, quando vão escolher uma música? Egberto Gismonti, por exemplo?
  8. Sua sétima corda tem uma afinação diferente. Como é isso?
Voltar ao topo

Programação SescTV

30 de Setembro

  • 03:30Passagem de Som - Michelle Abu
  • 13:00Passagem de Som - Big Chico
  • 13:30Instrumental Sesc Brasil - Big Chico
  • 18:00Instrumental Sesc Brasil - Matheus Barbosa
programação completa