É na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, que o multi-instrumentista, professor e pesquisador Felipe José se encontra com a família do luthier Tshusaka Kaito. Naquele espaço, nos aproximamos um pouco mais da cultura musical japonesa e seus instrumentos, em especial, o tradicional shamisen de três cordas. Durante o encontro, a troca de conhecimentos traz à tona esse mergulho profundo de Felipe José em seus instrumentos, permeando linguagens populares e eruditas.
Mineiro de Matosinhos, foi em São João Del Rei (MG) que Felipe começou seus estudos formais em música. Atuando em orquestras e seguindo para a carreira acadêmica, se aproximou de pesquisas com jogos musicais e notação com figuras geométricas, refletindo na delicadeza lúdica de conduzir a música em uma elaboração arquitetônica de movimento.
Junto de outros músicos mineiros, parceiros de estudos e palcos, e da convidada especial Joana Queiroz (clarinete), Felipe traz ao palco um resgate de suas composições, além de obras presenteadas por Hermeto Pascoal em seu aniversário de 85 anos.