Estamos no palco com o trombonista Zé da Velha. No show realizado em Santo André, na grande São Paulo, o músico que já tocou com Pixinguinha, Paulo Moura, Abel Ferreira, Jacob do Bandolim, entre outros, nos aproxima da sua história que traz diversos ritmos da música brasileira como o samba, o maxixe, o choro e o maracatu.
Hoje, a parceria acontece com o trompetista Silvério Pontes. Juntos, os músicos já gravaram seis álbuns trazendo uma releitura de músicos como o compositor paulista Bonfiglio de Oliveira, além do trompetista Pedroca e do clarinetista K-ximbinho.
Numa mistura do jazz com a gafieira, os músicos nos conduzem até a Casa Verde, em São Paulo. Na “Vila do Samba”, encontramos com a cantora Dona Inah, que nasceu em 1935 mas gravou o seu primeiro disco somente em 2004.
Com a “dama do samba paulista” seguimos com uma conversa de quem viveu a história do samba brasileiro, como do encontro com “Gente da Antiga”, trio formado por Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana.
No palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, os músicos falam do encontro e da parceria ao lado de Zé da Velha, músico com mais de 50 anos de carreira que teve suas primeiras noções de música com o pai, que era flautista e saxofonista.