Trio+1 | Bate-Papo

26 de Novembro de 2012

Uma das mais tradicionais formações da música popular é o trio piano, baixo e bateria. Esta maciça presença gerou questões: se houve evolução e sofisticação, em contraste ocorreu banalização e certa diluição desta linguagem. O desafio dos músicos Benjamim Taubkin (piano), Sérgio Reze (bateria) e Zeca Assumpção (contrabaixo) é experimentar e criar música brasileira nessa formação compacta e amplamente utilizada. A eles se uniu três anos depois, o excelente trompetista Joatan Nascimento, o "+1" deste trio que veio somar a estética proposta pelo grupo. O projeto procura inovar o tradicional formato piano, baixo e bateria, mais trompete, com a busca por elementos da linguagem erudita e das diversas tradições brasileiras compondo seu diálogo.

Perguntas

  1. Hoje tivemos a oportunidade de ouvir música demoradamente, que é uma coisa muito rara de acontecer. A idéia é mais ou menos essa, Benjamim? A gente ter um outro tempo não só para tocar, mas para ouvir também?
  2. Sérgio, como é para você fazer parte desse trio?
  3. Zeca, tem uma conversa boa sua com o Benjamim também, vocês se olham muito. Como é esse encontro entre vocês?
  4. Como funciona o processo de releitura de uma música? Como você fizeram para deixar "Consolação", do Baden, do jeito que vocês deixaram?
  5. Tem algum motivo específico para o improviso tipo modal, numa base pedal?
  6. Quais os artistas que influenciam o trabalho de vocês?
  7. Sobre a influência rítmica nordestina, provém da co-sanguinidade ou da preferência rítmica para a condução dos temas e arranjos?
Voltar ao topo

Programação SescTV

30 de Setembro

  • 03:30Passagem de Som - Michelle Abu
  • 13:00Passagem de Som - Big Chico
  • 13:30Instrumental Sesc Brasil - Big Chico
  • 18:00Instrumental Sesc Brasil - Matheus Barbosa
programação completa