Thiago Nunnes | Entrevista

24 de Setembro de 2012

O guitarrista e violonista Thiago Nunnes começou cedo sua carreira musical. O ponto de partida para este belo-horizontino foi aos oito anos, no Centro de Musicalização Infantil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde mais tarde estudaria com o violonista Fernando Araújo. Na Fundação de Educação Artística, teve aulas com Guilherme Paoliello e Rubner de Abreu Júnior e, em Nova York, com dois guitarristas ícones do jazz, Jack Wilkins e Lage Lund. O instrumentista e arranjador já se apresentou no Brasil e no exterior, ao lado de Guinga, Proveta, Mike Stern, Dimous Goudaroulis, Edu Ribeiro, Benjamin Taubkin, Toninho Horta, Tiago Costa, Toninho Ferragutti, André Mehmari, Mauro Rodrigues, Juarez Moreira, entre outros. Atualmente, sua agenda de shows inclui apresentações por todo o país.

Perguntas

  1. Thiago, começa me falando dessa formação aqui. São seus amigos de Belo Horizonte? É uma turma que você toca sempre? Ou montou este grupo pro prêmio? Como foi?
  2. Você toca a quanto tempo?
  3. Na música brasileira, quais são sua referências?
  4. Estou vendo aqui que tem Brad Mehldau dentro do seu repertório? Porque você escolheu uma música dele? Um pianista...
  5. Quando você faz uma versão, por exemplo, "Francisca", do Toninho Horta? Por quais caminhos você vai para reler uma música dessa?
  6. O que você acha do Toninho Horta como intérprete? A gente fala sempre muito dele como arranjador, mas o que você acha dele como guitarrista?
  7. Tem um tema seu aqui, Thiago, chamado "Chet". É uma homenagem ao Chet Baker?
  8. E tem um outro tema seu que é o "Longer". Como é esse tema?
  9. Falando em música de Minas, tem Kristoff Silva e Makely Ka, que são dois compositores de canção. "Em pé no porto" é uma canção que você transcreve para o instrumental?
  10. A gente falou muito de jazz contemporâneo e de Chet Baker. Você faz "Pranto", que é uma música sua também, em trio. Agora, você formou um quarteto. É um quarteto que vai pro jazz, toca canção e tem influência de Minas Gerais. Como você definiria esse tipo de musica "moderna", como você diz? O que diferencia essa música, por exemplo, de um "Zimbo Trio", mais tradicionalmente brasileiro?
Voltar ao topo

Programação SescTV

30 de Setembro

  • 03:30Passagem de Som - Michelle Abu
  • 13:00Passagem de Som - Big Chico
  • 13:30Instrumental Sesc Brasil - Big Chico
  • 18:00Instrumental Sesc Brasil - Matheus Barbosa
programação completa