Na companhia dos integrantes da Skafandros Orkestra seguimos até Barão Geraldo, em Campinas (SP), para nos aproximar um pouco mais da banda que traz um resgate do rítmo jamaicano originário dos anos 1960.
Formada em 2011 por estudantes da Unicamp, a banda lançou o primeiro disco em 2013. “Train to SkaVilla” propõe um diálogo entre a música erudita do compositor Heitor Villa-Lobos e a linguagem popular do ska jamaicano.
Como parte dessa pesquisa sonora, a banda participou de uma imersão artística junto do percussionista Chico Santana, fundador do bloco carnavalesco União Altaneira, de Campinas.
Ao acompanhar o ensaio do bloco onde várias cenas se encontram, nos aproximamos ainda mais da pesquisa da banda que traz o ritmo jamaicano junto dos elementos da música afro-brasileira.
No Bixiga, bairro central de São Paulo, a Orkestra encontra com o norte-americano Victor Rice, músico que começou como baixista do The Scofflaws, em 1988, e nos anos 1990 se tornou uma figura central do ska, em Nova York.
Rice também foi produtor musical do segundo disco da Orkestra que, junto da banda, realizam a primeira audição do álbum seguido de um ensaio pra lá de animado.
Já sobre o palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, os músicos trazem um pouco mais do álbum que mistura Heitor Villa-Lobos, sanfona e mantém a base do ska junto dos ritmos brasileiros.