No Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, seguimos com Rodrigo Nassif Quarteto para uma imersão das definições, significados e principais conteúdos relacionados ao português do Brasil.
Na fronteira do jazz com a música gaúcha, o Quarteto de Porto Alegre traz ritmos dos pampas, swing latino e rock. Tudo isso misturado com uma grande paixão e influência da banda: a literatura.
Na Casa das Rosas, em São Paulo, encontramos com o escritor, quadrinista, dramaturgo e ator Lourenço Mutarelli. Com mais de vinte livros publicados entre peças, quadrinhos e romances, o encontro rende uma boa conversa sobre literatura, filosofia de vida e quadrinhos.
Para Nassif, muito da sua escrita musical vem da “falta de limite da inspiração dos escritores”. Para Mutarelli, a literatura se enche muitas vezes “do embelezamento do estado do escritor ao ouvir uma boa música, dessa interferência do imaginário escapado do cotidiano com as notas musicais”.
Gaúcho e vencedor do Prêmio Açoriano de Música em 2009, Rodrigo Nassif vem de uma família de músicos e logo se envolveu no universo artístico através dos gibis. Já a música, veio no colégio, acompanhada de elementos da literatura junto dos autores preferidos.
Com quatro discos autorais, o músico chegou a vender mais de quatro mil cópias da sua obra. “Todos os dias serão outono”, o primeiro álbum do Quarteto, foi lançado em 2015 e chegou a ser o mais vendido pelo site da Itunes Store, na categoria música instrumental.
Sobre o palco do teatro Anchieta, no Sesc Consolação, os músicos trazem um pouco mais da formação do Quarteto, numa junção orgânica e harmônica, que traz ainda Carlos Ezael no segundo violão, Leandro Schirmer na bateria e percussão e Samuel Cibils no contrabaixo.