No terraço do Edifício Martinelli, seguimos com os integrantes do Mereneu Project para um passeio pelo centro da cidade de São Paulo. É lá onde encontramos com o músico Guga Stroeter, da Orquestra Heartbreakers e um dos fundadores do Movimento Elefantes.
Mereneu Project é um noneto formado na Áustria e que vem do desdobramento do Meretrio, grupo formado em 2003 pelos músicos brasileiros Emiliano Sampaio (guitarra, composição e arranjos), Gustavo Boni (contrabaixo) e Luis André “Gigante” (bateria).
Após uma turnê na Europa, os músicos conheceram a Universidade de Graz, na Áustria. Fundada em 1585, a escola de música se tornou a primeira a oferecer formação em jazz no Velho Continente.
Em 2012, Emiliano Sampaio ingressou na escola e junto do seu trio convidou seis outros músicos de diferentes nacionalidades para se juntar ao projeto. Com arranjos e composições de Emiliano Sampaio, o noneto traz melodias com influências que partem do jazz, do clássico, passa pelos ritmos brasileiros e finaliza com uma pegada bastante experimental.
Em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, o grupo encontra com o maestro Roberto Sion, que acompanha um breve ensaio do noneto. Quando chegou em São Paulo, Emiliano foi aluno do maestro com aulas de improvisação.
Já sobre o palco do teatro Anchieta, no Sesc Consolação, Emiliano nos aproxima das gravações dos diversos álbuns da banda, da mudança para a Áustria e do começo da nova banda.
Entre a montagem dos equipamentos e os ajustes dos últimos detalhes para o show, os músicos trazem um pouco mais da personalidade, das influências musicais e das experiências pessoais que dão o tom e o ritmo ao Mereneu Project.