Na companhia dos músicos do Mental Abstrato seguimos até o espaço cultural Casa Brasilis, zona oeste de São Paulo. No local que abriga uma gravadora, uma escola de música e uma loja de discos, somos apresentados ao "Beat Brasilis", evento semanal que reúne músicos e DJs que são desafiados para samplear e gravar uma mesma faixa durante o encontro.
A banda Mental Abstrato foi fundada em 2005 pelos beatmakers Omig One e Calmão Tranquis. Anos depois, se juntaria ainda ao grupo o baixista Guimas Bass para formar o trio que utiliza técnicas como o sample, compondo uma rica mistura entre o rap e o jazz.
Na Mooca, bairro da zona leste de São Paulo, seguimos até o Casarão do Vinil, um projeto cultural sediado em uma casa dos anos 1940 para divulgar a cultura do vinil. É lá que os músicos nascidos na zona leste e norte da metrópole nos aproximam das principais influências que trouxeram ao grupo.
Já sobre o palco do Instrumental Sesc Brasil, referências e músicos convidados dão corpo e forma aos arranjos e ao som da banda. Durante os shows, a participação dos músicos ao vivo deixa o sample - utilizado nos estúdios e nas composições - em segundo plano para valorizar e vibrar o som natural.