O Passagem de Som pega uma carona com o músico e compositor Marco Pereira e vai até o Mercado Municipal da Lapa, em São Paulo. Nas linhas da memória, o violonista conta parte da sua história, da família de ferroviários, do primeiro contato com o violão e das viagens de trem que fez durante toda a infância.
Com mais de 130 anos de existência, vamos até a Corporação Musical da Lapa, banda fundada pelos antigos operários da São Paulo Railway, ferrovia que ligava o porto de Santos a Jundiaí, interior de São Paulo.
Na Orquestra Sanfônica de São Paulo recuperamos fotos e memórias do Conservatório Musical da Lapa, local por onde o músico passou antes de estudar com Isaias Savio, concertista uruguaio radicado no Brasil.
Do tradicional bairro da zona Oeste da capital paulista, o músico fala do violão brasileiro, flamenco e argentino e também das principais referências como Baden Powell e Cacho Tirao, guitarrista de Astor Piazzolla.
De lá seguimos para o palco do Instrumental Sesc Brasil, onde músicos e parceiros como Bebê Kramer, Guto Wirtti e Zélia Duncan, trazem um pouco da origem e da música de Marco Pereira.