Na Luz, região central de São Paulo, seguimos com a cavaquinista Luciana Rabello e com o flautista Toninho Carrasqueira até a Escola de Música do Estado de São Paulo, antiga Universidade Livre de Música Tom Jobim, para acompanhar uma aula de “Prática de Conjunto de Choro”, guiada pelo violonista Edmilson Capelupi.
Luciana Rabello é considerada uma das maiores expressões do choro na atualidade e o seu cavaquinho está presente em mais de 150 discos.
Ela também desempenha um importante papel no ensino e pesquisa do gênero e, junto do violonista Maurício Carrilho, fundou o Instituto Casa do Choro e a Escola Portátil de Música, ambos no Rio de Janeiro.
Já na Vila Romana, Luciana deixa o cavaquinho de lado para mostrar a sua segunda paixão: a gastronomia. Ao preparar um prato com peixe e camarão, ela recebe ilustres convidados como a flautista Léa Freire, o pianista Breno Ruiz e o cantor e violonista Renato Braz.
Já sobre o palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, nos aproximamos das diferentes gerações de músicos que acompanham a música de Luciana Rabello.