O Passagem de Som traz uma parte da trajetória de uma das maiores lendas vivas da cultura brasileira: o instrumentista e compositor Heraldo do Monte.
O músico que toca guitarra, contrabaixo, viola caipira e cavaquinho, se tornou músico profissional nos anos 1960, quando fez parte do Quarteto Novo, grupo formado por Airto Moreira, Théo de Barros e Hermeto Pascoal.
Ao longo da sua trajetória, já dividiu palcos e gravações com grandes estrelas como Dolores Duran, Dick Farney, Michel Legrand, Dominguinhos, Geraldo Vandré dentre tantos outros.
Na companhia do violeiro e professor universitário Ivan Vilela, Heraldo toca um dos seus temas para viola e conta como foi a sua formação musical descobrindo, sozinho, as notas da sua viola.
Já nos bastidores do Programa Metrópolis, na Tv Cultura, Heraldo nos aproxima um pouco da sua infância, quando começou a tocar na gaita de boca.
Também conferimos a opinião dos violonistas e compositores Edson Alves e Théo de Barros, que falam da parceria com o Heraldo, das composições e do impacto que a música causava na época.
Sobre o palco do teatro Anchieta, no Sesc Consolação, os músicos falam do show e do repertório que trouxeram para o Instrumental Sesc Brasil.