No bairro Sumaré, zona oeste de São Paulo, seguimos na companhia do músico até uma conversa e um ensaio junto da cantora e compositora Joyce Moreno.
É lá que nos aproximamos da história do pianista que, desde os anos 1990, está radicado em Nova York. Atualmente, Helio Alves é considerado um dos mais consistentes e criativos pianistas do jazz internacional.
O músico também nos aproxima dos quatro álbuns lançados em sua carreira solo: “Trios” (1998), “Portrait in Black and White” (2004), “It’s Clear” (2009) e “Música”(2015).
Com muita história para contar, o pianista traz também um apanhado da sua trajetória. Ele já gravou e excursionou com grandes nomes da música como Joe Henderson, Yo-Yo Ma, Paquito D’Rivera, Airto Moreira, Gal Costa e Joyce Moreno.
De lá, seguimos até o Colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros. Junto do músico e economista Marcos D’Alessandro, eles relembram das primeiras apresentações que fizeram ainda durante o colegial.
Na época, chegaram a se apresentar no Festival Musical Intercolegial, que era organizado por Marcos Barreto e tinha como jurado o famoso baixista Chu Viana.
Já no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, o músico traz mais da sua formação. O pianista começou com a música erudita mas logo rumou para o jazz, período em que foi estudar na Berklee College of Music, nos Estados Unidos.