Em um passeio pela Sala São Paulo somos convidados a conhecer um pouco mais do potencial do violão brasileiro. O projeto Guanduo vem da amizade e do contato dos violonistas mineiros Juliano Camara e Eduardo Pinheiro.
Amigos desde a infância em Tiradentes (MG) e admiradores de duos brasileiros, se uniram para tocar o projeto “Violões de Tiradentes”, em 2011.
Guanduo, surgiu no primeiro ano da faculdade dos músicos, com a proposta de criar um espaço próprio para arranjar e compor, catalisando o trabalho de violonistas mineiros.
Na sede da Orquestra Sinfônica de São Paulo e um dos melhores espaços para concertos do mundo, os violonistas encontram com o fagotista Romeu Rabelo, que também nasceu em Tiradentes.
Com os músicos, conhecemos o palco, as estruturas dinâmicas daquele espaço, as salas onde ficam guardados os instrumentos, os espaços de ensaio, tudo com o olhar de músicos que vieram do interior para uma trajetória profissional.
De lá, seguimos até o Museu de Arte Sacra, em São Paulo, para o encontro com o Duo Siqueira. Formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando Lima, a dupla que vai do clássico ao popular também serve de inspiração para os violonistas.
Já sobre o palco do teatro Anchieta, no Sesc Consolação, os músicos falam do repertório pautado no disco, apresentando um quarteto de violão, acompanhados de instrumentos de sopros e percussão.