Na Liberdade, em São Paulo, seguimos por um passeio com os integrantes do grupo que nasceu da vontade de revitalizar o samba, a cultura e o movimento do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.
Iniciado pelo violonista Bernando Dantas e a cantora Teresa Cristina, o Grupo Semente tomou forma em 1998. Começou como uma roda de samba que acontecia aos sábados na Lapa.
Após a saída de Teresa Cristina, o grupo ganhou um tempero de escola de samba com a entrada de Mestre Trambique e Marcos Esguleba. Falecido em 2016, Trambique integrava a Unidos de Vila Isabel. Já Esguleba comanda o ritmo da Unidos da Tijuca além de acompanhar o cantor Zeca Pagodinho há mais de 30 anos.
Em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, encontramos com o percussionista Maninho, que também faz parte do grupo após herdar o posto do pai, o Mestre Trambique. Juntos os músicos abrem a roda e relembram as histórias de quem cruzou com o Mestre Trambique.
Já sobre o palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, os músicos trazem um pouco mais dos discos que gravaram, dos prêmios e do repertório que escolheram para o show.