Na calçada da Avenida Paulista, em São Paulo, o Passagem de Som segue de encontro com a música instrumental de Diego Sales Quarteto.
Com forte influência do jazz e ritmos brasileiros, o grupo leva às ruas da capital paulista o projeto “Sai da Toca”, que surgiu com o interesse de deixar a música dos estúdios e teatros, mais acessível para todas as pessoas.
O Quarteto formado por uma gaita diatônica, guitarra, baixo e bateria, apresenta temas de Dominguinhos, Sivuca, Hermeto Pascoal, Altamiro Carrilho, Jacob do Bandolim, Wayne Shorter, Freddie Hubbard, Jaco Pastorius.
No Parque Trianon, seguimos com o encontro de dois gaitistas. Diego Sales e Robson Fernandes - um dos grandes nomes do blues contemporâneo brasileiro - , dá uma aula sobre os sons, efeitos e possibilidades sonoras da gaita.
Robson começou na gaita diatônica aos 16 anos e traz no som de Chicago e New Orleans a sua principal referência. O músico também explica as diferenças a gaita diatônica e a cromática seguindo é claro, para uma super improvisação ao ar livre.
Já sobre o palco do teatro Anchieta, no Sesc Consolação, Diego Sales traz um pouco da formação e das composições do Quarteto, que concentra a gaita para fora dos seus ritmos tradicionais se aproximando mais do rock e do blues.