No bairro do Butantã, em São Paulo, os músicos Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos seguem até o Instituto de Estudos Brasileiros, na Universidade de São Paulo, onde estão arquivados manuscritos do escritor Guimarães Rosa.
Os músicos fazem parte do projeto “3 Brasis”, idealizado pelo violeiro Chico Lobo que juntou ao trio violoncelo e clarinete, com o desejo de homenagear a cultura brasileira, a Folia de Reis, o maestro Heitor Villa-Lobos e o escritor mineiro Guimarães Rosa.
O encontro nos aproxima do acervo e de uma roda de leitura de um clássico da literatura como “Grande Sertão: Veredas˜, livro homenageado na composição do grupo “A Travessia do Sussuarão”.
De lá, o trio segue até a Vila Matilde para visitar a sede da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, grupo que ministra a tradição de raiz brasileira com elementos típicos das formações de orquestra.
Já sobre o palco do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, Chico Lobo conta um pouco mais desse trabalho instrumental. Já os músicos Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos trazem um pouco mais do encontro e da larga experiência ao lado de músicos como Tom Jobim e Dorival Caymmi.