Hermeto Pascoal | Entrevista

03 de Janeiro de 2011

Criado em Lagoa da Canoa, Alagoas, o pequeno Hermeto fazia um pífano com um cano de mamona de "gerimum" e ficava tocando para os passarinhos. De sete para oito anos resolveu experimentar o 8 baixos de seu pai e não parou mais. Em 1958, mudou-se para o Rio e, em 61, para São Paulo. Criou o Quarteto Novo ao lado de Heraldo do Monte, Théo de Barros e Airto Moreira. O grupo inovou com sua sonoridade refinada. Lançou mais de 20 discos, tornando-se uma das maiores referências da música brasileira.

Perguntas

  1. Aline e Hermeto, vamos começar falando o que são essas "Bodas de latão"?
  2. E esse encontro musical se deu como, Hermeto?
  3. E o que vocês vão tocar hoje, que instrumentos vocês vão tocar?
  4. E vocês fizeram um arranjo novo para um dos temas que vão fazer hoje aqui. Como é que saiu esse arranjo, o que pintou na hora? Como é o nome da música?
  5. E Aline, me fala uma coisa: o Hermeto Pascoal é uma referência de dez entre dez músicos que passam por aqui, porque a gente pergunta sempre a lista de nomes que estimularam e tal. Então, para você, imagino que também tenha sido. Como é agora você trocar música com ele?
  6. Eu tenho uma curiosidade de saber, Hermeto, se você ainda tem na sua música alguma coisa que vem lá da sua Lagoa da Canoa, se vem coisa, ainda, para você, daquele seu tempo de menino, num lugar tão especial.
Voltar ao topo

Programação SescTV

30 de Abril

  • 03:30Passagem de Som - Trio da Paz
  • 13:00Passagem de Som - Ecletnia
  • 13:30Instrumental Sesc Brasil - Ecletnia
  • 18:00Instrumental Sesc Brasil - Rodrigo Nassif Quarteto
  • 22:30Passagem de Som - Rodrigo Nassif Quarteto
programação completa